sexta-feira, 7 de junho de 2013

Brasil perde credibilidade e pode ser rebaixado nos rankings econômicos.

A agência de classificação de risco Standard & Poor's ameaçou ontem rebaixar a avaliação de risco do Brasil, citando a "perda de credibilidade" do governo, que dá "sinais ambíguos" sobre a condução da política econômica. É a primeira ameaça de rebaixamento da avaliação de risco de o país honrar sua dívida desde 2008, quando o país obteve o grau de investimento, selo de bom pagador.

Ela ocorre no momento em que o governo tem dificuldades para conter a desvalorização do real e pode ter forte impacto hoje nos mercados. "Poderemos reduzir a nota do Brasil se o fraco crescimento, a piora nas contas públicas, a deterioração no balanço de pagamentos, e a perda de credibilidade na condução da economia reduzirem a capacidade do país de administrar choques externos", afirmou a agência.

Segundo o analista Sebastian Briozzo, o Brasil terá o terceiro ano consecutivo de crescimento modesto --reflexo do fraco desempenho das exportações e da redução dos investimentos pelas empresas, que perderam a confiança devido a "sinais ambíguos" da política econômica. "Por que, apesar da melhora que o Brasil teve, o nível de investimentos tem sido tão baixo? Vai ser difícil elevá-lo com esse problema de confiança", diz Briozzo à Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário