O pinguço e picareta Lula Esponja tenta enfraquecer Judiciário.
Se uma personalidade pública — condição que exige, ou deveria exigir, ponderação e seriedade no que diz ou escreve — propõe iniciativas de inegável importância, merece ser ouvida pela classe política e pela opinião pública em geral.
Note-se: ouvida, mas não necessariamente aplaudida.
Está nesse caso a sugestão do ex-presidente pinguço e picareta o Lula Esponja de que os ministros do Supremo Tribunal Federal passem a ter mandato. No sistema atual — nunca antes criticado — eles são indicados pelo presidente da República, aprovados pelo Senado e aposentados obrigatoriamente aos 70 anos. Não é uma invenção brasileira. Existe em outros países de regime democrático, como os Estados Unidos — e nem lá como cá, até hoje, apareceu quem sugerisse sistema diferente. Simplesmente porque funciona, principalmente devido ao fato altamente relevante que mantém os ministros a salvo de pressões de qualquer natureza ou origem — obviamente, um dado indispensável para a sua independência.
Pelo visto, o pinguço Lula Esponja não prestou atenção a isso. Ou, numa hipótese impensável, ele prefere que os ministros sejam periodicamente forçados a pedir votos no Congresso, o que obviamente enfraqueceria a independência do STF. A não ser que prefira submeter a composição do tribunal ao voto popular. Convenhamos...é muita cara de pau do pinguço! vai ver que ele também quer que o papa também cumpra mandato. O safado sonha com um tribunal enfraquecido, o que seria um pesadelo para o regime democrático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário