quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

PT vai a Minas comemorar 35 anos de vida e 12 anos de roubalheira na Petrobras. Estrela da festa é Vaccari, o tesoureiro.

(Estadão) O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto (foto, à direita, foi acusado em delação premiada de receber mais de U$ 200 milhões em propinas desviadas da Petrobras), chegou nesta noite ao hotel em que se reunirá o diretório nacional do partido. Nesta sexta-feira, 6, o PT promove um evento de comemoração de 35 anos da legenda, fundada em São Paulo em 1980. Pela manhã, Vaccari foi alvo de um mandado de condução coercitiva da Polícia Federal, dentro da nona fase da Operação Lava Jato.  

PT "evacuou" nota oficial defendendo o tesoureiro de U$ 200 milhões. Leia.

“NOTA OFICIAL DA PETRALHADA CORRUPTA

A assessoria de imprensa do PT reitera que o partido recebe apenas doações legais e que são declaradas à Justiça Eleitoral. As novas declarações de um ex-gerente da Petrobras, divulgadas hoje, seguem a mesma linha de outras feitas em processos de “delação premiada” e que têm como principal característica a tentativa de envolver o partido em acusações, mas não apresentam provas ou sequer indícios de irregularidades e, portanto, não merecem crédito. Os acusadores serão obrigados a responder na Justiça pelas mentiras proferidas contra o PT.
Assessoria de imprensa do PT”

(Folha Poder) O ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque(foto), recebia propina dentro da sede da estatal, segundo declarações de Pedro Barusco, que era gerente dessa mesma área. Barusco disse no acordo de delação premiada que fez com procuradores da Operação Lava Jato que ele próprio entregou recursos de suborno a Duque dentro da estatal. 

(O Globo) O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), classificou as denúncias do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco como “estarrecedoras” e cobrou a continuidade das investigações, inclusive com os trabalhos da CPI na Câmara, criada nesta quinta-feira com o apoio dos partidos de oposição e alguns da base aliada. Segundo Barusco, o partido recebido até US$ 200 milhões em propina de contratos da Petrobras entre 2003 e 2013.

— As denúncias tornadas públicas hoje no depoimento de um ex-dirigente da Petrobras são estarrecedoras. Durante a campanha eleitoral, eu várias vezes cobrava, inclusive da candidata Dilma Rousseff, uma posição sobre se ela confiava ou não no tesoureiro do seu partido, hoje, denunciado por este dirigente da Petrobras como o receptor de parte deste recurso desviado. Nada como o tempo para trazer luz à verdade — disse Aécio, completando:
 
 

Vaccari chega a sede da PF para prestar depoimento. Foto: Felipe Rau/ Estadão.
Estadão) O ex-gerente de Serviços da Petrobrás, Pedro Barusco, afirmou à força tarefa da Operação Lava Jato, que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, recebeu US$ 50 milhões em propinas sobre 90 contratos da estatal petrolífera no período de 2003 a 2013. Barusco declarou que Vaccari recebeu o dinheiro “em nome do PT”.

Valor) Maior central sindical do país e tradicional aliada do PT, a CUT realizou no Congresso uma mobilização contra as alterações propostas pelo governo nas medidas provisórias 664 e 665, que endurecem as regras para a concessão de benefícios trabalhistas. Segundo o presidente da central, Vagner Freitas, "a agenda que a presidente está colocando é a agenda que foi derrotada na eleição". 

(Folha) O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), desafeto do Palácio do Planalto, vai criar nesta quinta (5), a nova CPI da Petrobras, segundo a Folha apurou.O próximo passo será a indicação dos membros pelos partidos, seguida pelo agendamento da sessão de instalação da comissão.

Folha Poder) Depois da mobilização que contou com apoio da própria base governista para o pedido de criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara para investigar a Petrobras, a bancada do PT colocou em prática uma manobra para tentar barrar novas apurações.  
Era só o que faltava: mensaleiro José Mensalão Dirceu dá dica sobre novo presidente da Petrobras.
Grubisich, à direita, com Júnior Friboi, maior doador das campanhas eleitorais do PT.

O ex-ministro José Dirceu, condenado no processo do Mensalão, disse a amigos essa manhã, que o nome mais forte para substituir Graça Foster na Petrobras é o engenheiro José Carlos Grubisich. Grubisich,  ex-presidente da Braskem, dirige  atualmente a Eldorado Brasil Celulose e Papel, segundo informa a coluna de Ancelmo Góis, em O Globo.

Além do absurdo de um chefe de quadrilha, que indicou o operador do PT dentro da estatal, estar interferindo na nomeação do novo presidente da Petrobras, é inaceitável que ele tenha ou tenha tido qualquer vínculo com as empreiteiras envolvidas na roubalheira.

(Valor) A notícia foi dada a pouco pela Petrobras. A divulgação consta de esclarecimento apresentado pela companhia à BM&FBovespa e Comissão de Valores Mobiliários (CVM), após rumores sobre a mudança na diretoria. Não houve publicação de fato relevante. Além disso, a divulgação foi feita com a bolsa já aberta e depois do prazo limite para a resposta ao questionamento. O prazo era até as 9 horas de hoje, segundo comunicado ao mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário